domingo, 21 de julho de 2019

sobre o Espírito Santo,

quando era pequeno e não havendo água em casa meus pais mandaram-me buscar água. Aparelhada a burra com cangalhas daria para trazer duas quartas de 20 litros cada, uma da cada lado, e dois canecos de 12litros cada pendurados nas cangalhas. Chegando à fonte tirei os dois canecos dos ganchos e ao encher um até meio, trocava para o outro caneco e ia despejar nas quartas até ficarem cheias, não tirava as quartas vazias das cangalhas porque depois de cheias eram muito pesadas para a minha força.
Eu ia à fonte, 
da fonte saía a água, 
as quartas e os canecos cada um tinha a sua medida, 
era eu que as enchia, 
a ordem de ir à fonte era dos meus pais mas quem ia à fonte era eu encher os vasilhames conforme sua medida. 
Aqui estão três coisas distintos, a fonte, a água e os vasilhames. a fonte dá a água e eu encho os vasilhames.
também se encontra três coisas distintas, o que dá a ordem(meus pais), o que recebe a ordem(eu) e o que transporta (a burra).  
o que há em comum? - o que pratica a ordem do começo ao fim ( eu) caso contrário ou não haveria água em casa ou outro o teria de fazer.

Olhamos agora estes versículos:

1º - E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor, ( Êxodo 31:3 ) 
2º - E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor, ( Êxodo 35:31 )
No primeiro verso lemos a origem "de Deus", a fonte o Pai
"
e o enchi ", Quem o encheu? - aquele que recebeu ordens ou aquele que tem autoridade para ir na fonte e encher por medida.
encheu de quê? - do Espírito Santo, 
 Quem era a pessoa que deu, que encheu o outro( a vasilha)? - se o Espírito Santo era do Pai, se Alguém encheu outro de Espírito Santo, esse Alguém não era o Pai então só pode ser uma pessoa com poder para tal. 
No segundo verso temos alguém que recebe, "de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor",
como nenhuma vasilha se enche por si mesma alguém tem de a encher e atestar a medida para não ficar nem com demenos nem transbordar o que é desperdício, o verso fala o conteúdo com que a pessoa foi cheia "o Espírito de Deus o encheu",

"Espírito Santo",  Este é a água de Deus com que o Filho nos enche pela obediência 


O Filho pode usar uma vasilha menor para encher uma vasilha maior.

Sem comentários:

Enviar um comentário