quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Salvação!

Salvação!

Muitos, seguros de si mesmos, com intuito possivelmente, de auto-justificar sua conduta, preceito ou meio em que se inserem afirmam: " se alguém me demonstrar que uma religião SALVA, mudarei de (A) para (Z)" .
Duas perguntas surgem instantaneamente,

1ª. - o que é SALVAÇÃO ou seja o que significa SALVAÇÃO?

  • No dicionário online Priberam da lingua Portuguesa : sal·va·ção(latim salvatio, -onis)

    substantivo feminino
    1. Acto ou efeito de salvar ou salvar-se.
    2. Saudação.
    3. Redenção.

    dar a salvação
    • Saudar, cumprimentar.

    sal·var - Conjugar
    (latim salvo, -are)
    verbo transitivo
    1. Tirar ou livrar de um perigo.
    2. Dar saúde a (um doente).
    3. Transpor, vencer (espaços ou distâncias).
    4. Passar por cima, saltando. = GALGAR
    5. Preservar.
    6. [Informática] Registar dados num suporte (ex.: salvar o ficheiro num CD). = GRAVAR, GUARDAR
    7. Livrar da morte.
    8. [Religião] Livrar do Inferno ou do Purgatório.
    9. Saudar.

    verbo intransitivo
    10. Dar salvas de artilharia, etc.

    verbo pronominal
    11. Livrar-se.
    12. Obter a salvação eterna.
    13. Acoitar-se; abrigar-se.
  • Na Wikipédia "A salvação é um termo que genericamente se refere à libertação de um estado ou condição indesejável."

2ª. - SALVAÇÃO de quê?
  • Um médico, Salva? - sim.
  • Um banhista, Salva! - sim.
  • Prevenção, Salva! - sim.
  • Um alerta, Salva! - sim.
  • A justiça, Salva! - sim.
  • etc.
Todas estas situações e muitas outras genericamente se referem à libertação de um estado ou condição indesejável por isso Salvam a pessoa de perigos específicos sejam eles físicos ou psicológicos.
E a Religião, Salva?! - Que religião?!
  • Religião (do latim religio, -onis) é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais.
Se entendermos ser este o real significado de "religião" não Salva, tenhamos certeza disso, por uma simples razão, os próprios valores puramente humanos que são estabelecidos como sistemas culturais e de crenças são de origem não divina .
O grande Livro da esperança que é a Bíblia que regista a Palavra de Deus, transmitida ao homem desde a sua criação, conduz e demonstra o caminho da Salvação prevenindo, alertando, ensinando, em justiça equitativa e eleva a vida para lá da compreensão humana, nela encontramos escrito:
"Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!" - Jeremias 17:5
"Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor." - Jeremias 17:7
"Certamente em vão se confia nos outeiros e na multidão das montanhas; deveras no Senhor nosso Deus está a salvação de Israel." - Jeremias 3:23

Para haver salvação tem de haver primeiramente confiança seja ela consciente ou inconsciente, Certo.!

Posso eu confiar em alguém que não conheço ou que nunca me foi apresentado? - Não!

"Senhor, que é o homem, para que o conheças, e o filho do homem, para que o estimes?" - Salmos 144:3

"Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?" - Salmos 8:4

"Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor." - Lamentações 3:26
Temos aqui duas coisas mencionadas e relacionadas com Salvação que são: confiança e esperança em Deus.
"Porventura não é o teu temor de Deus a tua confiança, e a tua esperança a integridade dos teus caminhos?" - Jó 4:6

Porventura haverá temor(/obediência) sem regras?. As regras revelam a integridade dos caminhos de Deus.
Ninguém em seu prefeito juízo se sujeitará às mãos de um qualquer médico para uma intervenção cirúrgica sem que haja procedimentos e regras consideradas aceitáveis, Porque é que com Deus não seria o mesmo e ainda por mais sendo Ele o Criador dos Céus e da Terra?

Que regras, que mandamentos escreveu Deus para o homem? Você tem temor a Deus e procura obedecer-LHE ou seguir unicamente a sua própria vontade?

"O que guardar o mandamento guardará a sua alma; porém o que desprezar os seus caminhos morrerá." - Provérbios 19:16 - Sabia disto?

"O Senhor te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor teu Deus, e andares nos seus caminhos." - Deuteronômio 28:9
"Se me amais, guardai os meus mandamentos." - João 14:15
"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados." - 1 João 5:3

"E guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores." - 1 Reis 2:3
"Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor." - João 15:10
"O meu escudo é de Deus, que salva os rectos de coração." - Salmos 7:10
"Seja recto o meu coração nos teus estatutos, para que não seja confundido." - Salmos 119:80

Quem deseja que Deus lhe diga: "Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é recto diante de Deus." - Actos 8:21 ?!
- Ninguém deseja, entretanto recusar-se-á a guardar os Seus estatutos, os Seus mandamentos?!
"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito recto." - Salmos 51:10

Confiança, esperança em Deus e a guarda dos mandamentos está tudo interínsecado.
A confiança, a guarda dos mandamentos, a esperança em Deus, produz uma fé inabalável.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." -
Hebreus 11:1
e
"Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo," - 1 Pedro 1:5

Então, sendo assim e mediante a progressão neste quadro de obediência, confiança e esperança em Deus, o que salva?
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." - Efésios 2:8

Claro que a graça é dom de Deus, porque se fosse de homens não faltaria negócio como se tem visto durante séculos de uma forma ou de outra desde indulgências a vassouras abençoadas.. !

O sacrifício de Jesus foi muito alto e o povo de Deus é testemunho disso. Só Ele mesmo que faz a mediação entre o homem e Deus pode dar esse dom ao homem que é a Salvação, mas atenção ninguém desobediente entra na casa de ninguém muito menos no Céu. Ele mesmo disse "Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha." - Lucas 11:23 portanto

"Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." - Apocalipse 14:12
"Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas." - Apocalipse 22:14

https://youtu.be/jAWz6c0MNtc

Sem comentários:

Enviar um comentário