quarta-feira, 15 de janeiro de 2020
Quem é o ANJO DO SENHOR ?
Algumas pessoas dizem que o Anjo do Senhor, citado nas Escrituras hebraicas, não é diferente dos outros anjos. Mas Ele é bem diferente. De facto, Ele é o próprio Deus.
:: Ele fala como Deus
"Multiplicarei sobremodo a tua descendência" (Gn 16.10); "Agora sei que temes a Deus, porquanto não Me negaste o filho, o teu único filho" (Gn 22.12); "Então, o Anjo do SENHOR lhe disse [a Balaão]: [...] Eis que Eu saí como teu adversário, porque o teu caminho é perverso diante de Mim" (Nm 22.32).
:: Ele é identificado como Deus
Gênesis 16.11 diz que "o Anjo do SENHOR" falou com Hagar, a serva egípcia de Sara. "Então, ela invocou o nome do SENHOR, que lhe falava: Tu és Deus que vê" (v. 13).
Entretanto, a prova mais clara da divindade desse Ser especial é a passagem que narra o momento em que Moisés encontrou o Anjo do Senhor "numa chama de fogo, no meio de uma sarça" (Êx 3.2). Aqui, o "Anjo" Se identificou de forma inequívoca:
"Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus" (Êx 3. 6).
Depois, nesse encontro, o "Anjo" é chamado de "Anjo do Senhor", e revela Seu nome: "EU SOU O QUE SOU" (Êx 3.14), também conhecido como Iahweh ou Javé.
:: Ele aceita adoração
Em hipótese alguma o homem pode adorar qualquer pessoa ou coisa, exceto o Deus vivo e verdadeiro (Êx 20.3-5; Mt 4.10). Os anjos de Deus rejeitam a adoração. Mas o Anjo do Senhor a aceita, indicando que Ele é Deus.
Quando Josué encontrou um homem que se identificou como "Príncipe do exército do SENHOR", ele "se prostrou com o rosto em terra, e O adorou" (Js 5.14).
Balaão fez o mesmo, ao ver o "Anjo do Senhor" (Nm 22.31). Manoá, o pai de Sansão, e sua esposa "caíram com o rosto em terra" (Jz 13.20); e Manoá disse à sua esposa: "Certamente, morreremos, porque vimos a Deus" (Jz 13.22).
:: Antes da Encarnação
As Escrituras afirmam muito claramente que Jesus existia antes de Seu nascimento físico, na manjedoura de Belém. Algumas vezes, Ele aparecia na terra, com propósitos específicos. Essas aparições singulares são chamadas de teofanias ou cristofanias. Ambos os termos se referem a manifestações visíveis de Jesus, a segunda Pessoa do Deus triúno, anterior à Sua encarnação.
:: Criador
Ele actuou na formação do mundo: "Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez" (Jo 1.3). O apóstolo Paulo chamou Jesus de "a imagem do Deus invisível", e disse: "Pois, nEle, foram, criadas todas as coisas, nos Céus e sobre a Terra" (Cl 1.15-16).
:: O Eterno
O próprio Jesus declarou Sua divindade, quando disse: "Antes que Abraão existisse, Eu Sou" (Jo 8.58). E o profeta Miquéias anunciou que o Messias de Israel seria o próprio Eterno:
"E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti Me sairá O que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade" (Mq 5.2).
Jesus, o Eterno, que veio à Terra para nascer em Belém, esteve envolvido em todos os aspectos da criação, e da história de Israel. Ele foi Aquele com Quem Jacó lutou, e que mudou seu nome (Gn 32.28).
Jacó disse ao Anjo do Senhor: "Não Te deixarei ir, se me não abençoares" (Gn 32.26). O Anjo, então, mudou o nome de Jacó para Israel (Gn 32.28), que significa "aquele que luta com Deus" ou "um príncipe de Deus". Depois disso, Jacó declarou: "Vi a Deus face a face" (v. 30).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário