quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Aparente contradição em João 3:13

Aparente contradição em João 3:13 - Ninguém subiu ao Céu ...
==== NINGUÉM SUBIU AO CÉU ====

“Ora, ninguém subiu ao Céu, senão O que desceu do Céu, o Filho do homem”. - João 3:13
O autor desta afirmação é Jesus.
Jesus sabia muito bem que iria encontrar-Se com Elias e com Moisés, no Monte da Transfiguração.
Jesus conhecia Génesis 5:24 e II Reis 2:1,11.
Jesus lembrava-Se certamente que foi Ele que ressuscitou Moisés.
A contradição entre João 3:13 e as passagens que acabámos de referir, às quais se juntam Mateus 17:3, Marcos 9:4, e Lucas 9:30,31, essa contradição, o é apenas na aparência.
Precisamos de analisar o contexto.
A frase de João 3:13 começa com a conjunção “ora”. Esta palavra chama a nossa atenção para o facto de que a declaração que vem imediatamente a seguir a ela, está em função de algo que foi dito imediatamente antes dela.
Jesus explicou a Nicodemos que Sua missão, na Terra, era estabelecer um reino espiritual, e não temporal; o Seu ouvinte sentiu-se perturbado e confuso.
Se lermos a partir do verso 1, até ao verso 13, veremos que o que está em causa, é a transmissão e a aquisição do conhecimento, no que concerne a vida espiritual do Crente.
Jesus, depois de ter dito a Nicodemos que ele precisava nascer de novo, que precisava de nascer da água e do Espírito, Jesus falou-lhe do vento, símbolo da acção do Espírito, na vida da pessoa.
Nicodemos revelou desconhecimento, fazendo uma pergunta a Jesus: “Como pode ser isso” ?
Jesus, a Quem Nicodemos se dirigiu, chamando-Lhe Rabi e Mestre, disse-lhe: “Tu és mestre de Israel, e não sabes isto” ?
Verso 11: Na verdade, na verdade te digo, que Nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos, e não aceitais o Nosso testemunho.
Verso 12: “Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais” ?
O texto e o contexto de João 13:1-13, não sugerem minimamente que o “subir e o descer” do verso 13, tenha a ver com os crentes. Não há uma única frase, um único indício, que sugira uma tal hipótese.
O único que subiu e desceu do Céu, foi o Filho do homem. Ele o fez “para dizer o que sabemos, e para testificar o que vimos”, ou seja, para comunicar o conhecimento de Jeová.
“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo”. - Hebreus 1:1,2
Jeová fala-nos através do Seu Filho, ensinando-nos e conduzindo-nos, no caminho da salvação. Jesus é o nosso Mestre.
“Vós Me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque Eu o sou”. - João 13:13
======
A Sagrada Escritura faz-nos saber que Enoque, Elias e Moisés, já estão no Céu.

Sem comentários:

Enviar um comentário