Saiba e entenda que:
Há um tempo para instruir as crianças, e um tempo para educar os jovens; e é essencial que essas duas coisas sejam combinadas em alto grau na escola. As crianças podem ser preparadas para o serviço do pecado ou para o serviço da justiça. A educação em tenra idade molda-lhes o carácter tanto na vida secular, como na religiosa. Diz Salomão: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” Esta linguagem é positiva. O ensino recomendado por Salomão é dirigir, educar e desenvolver. Para que os pais e mestres façam essa obra, devem eles próprios compreender “o caminho” em que a criança deve andar. Isto abrange mais que mero conhecimento de livros. Envolve tudo quanto é bom, virtuoso, justo e santo. Compreende a prática da temperança, da piedade, bondade fraternal, e amor para com Deus e de uns para com os outros. A fim de atingir esse objectivo, é preciso dar atenção à educação física, mental, moral e religiosa da criança. {CE 1.2}
A educação da criança, em casa ou na escola, não deve ser como o ensino dos mudos animais; pois as crianças têm vontade inteligente, a qual deve ser dirigida de maneira a reger todas as suas faculdades. Os mudos animais devem ser treinados, pois não possuem razão nem inteligência. À mente humana, porém, deve ser ensinado o domínio próprio. Ela deve ser educada a fim de governar o ser humano, ao passo que os animais são governados por um dono, e ensinados a ser-lhe submissos. O dono serve de mente, juízo e vontade para o animal. Uma criança pode ser ensinada de maneira a, como o animal, não ter vontade própria. Sua individualidade pode imergir na da pessoa que lhe dirige o ensino; sua vontade, para todos os intentos e desígnios, está sujeita à de seu mestre. {CE 2.1}
As
crianças assim educadas serão sempre deficientes em energia moral e
responsabilidade como indivíduos. Não foram ensinadas a agir movidas
pela razão e por princípios; sua vontade foi controlada por outros,
e a mente não foi desafiada para que pudesse expandir-se e
fortalecer-se pelo exercício. Não foram dirigidas e disciplinadas com
respeito a sua constituição peculiar, e a sua capacidade mental, de
modo a desenvolverem as mais vigorosas faculdades da mente, quando
necessário. Os professores não devem parar aí,
mas dar atenção especial ao cultivo das faculdades mais débeis, para
que todas sejam exercitadas, e levadas de um a outro grau de vigor, de
modo que a mente atinja as devidas proporções. {CE 2.2
...//...
Abandonando
o ensino na Criação de Deus, as Suas leis, preceitos e normas, o homem
doma educando os seus semelhantemente a animais conforme descrito e
deles se convence que descende por evolução. A nomenclatura do ensino de
Deus não é esta nem é este o Seu propósito.
Sem comentários:
Enviar um comentário